segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Uma pescaria diferente, mas muito bem passada.


Sexta – feira, dia19, recebo um telefonema do Miguel Pereira:
Miguel: E então está tudo?
Eu: Tudo bem.
 Miguel: Como é? Amanhã de manhã vamos mandar umas varadas? O vento vai estar de terra e o mar tem um pouco de queda. Depois à tarde levanta a nortada.
Eu: Opá amanhã vou bulir, não vai dar.
Miguel: Então e se à tarde fosse-mos aos achigãs, ali para a lagoa? Tenho aqui em casa o material de rio.
Eu: E tem água? É que no mês passado aquilo estava a ficar seco.
Miguel: Tem, ainda agora passei pela A25 e até me pareceu que tinha bastante. Aquilo não dá ligação com a lagoa?
Eu: Dá. E se lá tem água em Taboeira também tem. Vamos lá.
Miguel: Boa, a que horas?
Eu: Amanhã depois do almoço ligo-te.
Miguel: OK. Até amanhã, abraço.
Eu: Até amanhã, abraço.
Assim foi, a pescaria estava marcada.
Mais ao final do dia, troco umas mensagem com o Ricardo Garcia, em que me diz que tem umas coisas para fazer aqui para os lados de Aveiro e que dava uma saltada cá a casa para ver umas novas RM´s ( RedMad )que eu tinha acabado de pintar.
Eu respondo-lhe: Eu e o Miguel Pereira amanhã à tarde vamos aos achigãs para a lagoa, queres vir?
Ricardo: Até posso ir, vai ser diferente.
Eu. OK.
Sábado dia 20, depois do almoço lá chega o Ricardo para ver as amostras lol.
Por volta das 15horas ligo ao Miguel para saber se já estava pronto, ao que ele responde: já estou a sair. Passados 5 minutos já cá estava em casa, foi rápido.
Conversa para aqui, conversa para acolá, é pá vamos mas é pescar diz o Miguel.
Vamos embora… materiais no carro e lá vamos nós rumo a um pesqueiro perto de casa cerca de 5min. e à chagada qual o meu espanto, bastante agua. Diz logo o Miguel tás a ver, eu estou o Ricardo olha tem mais agua que a ultima vez que cá estive.
Preparo a cana para o Ricardo, ele escolhe um vinil o Miguel pronto para arrancar e começo a fazer o meu nó. Cara de espanto deles os dois, -o quê, até aqui fazer o nó dos “cornos”? Com fios tão finos. Claro. Aja paciência, hhehehe…
Hora da faina. Começo com um popper o Miguel com uma colher e o Ricardo com um vinil. Como o local era um pouco apertado para os três “mas dava” o Miguel desmarca-se e o Ricardo vai logo atrás, fico sozinho. Mais meia dúzia de lançamentos e sinto o primeiro ataque sem sucesso, nisto aparece o Miguel e pergunta então? Olha tive agora um ataque e no lançamento a seguir pimba já estava o primeiro cravado, pequenito é certo mas havia peixe. Próximo lançamento e pimba mais um um pouquinho maior. O Miguel olha para a amostra e oh eu tenho uma igual. Ao que lhe digo vai buscar e pesca com ela, pois é uma amotratrinha que me tem dado alguns peixitos e até no torneio da Lomba me deu um peixinho. Hehhehe
Nisto lá vem o Ricardo isto não dá nada… Dá pois, eu já tirei dois, vamos trocar essa coisa para uma montagem texas e um vinil branco. Aproveito e também troco de amostra, para uma imitação de salmo. Ao segundo lançamento sai um lúcio-perca. Chamo-os para perto de mim e lá sai mais um e outro, Miguel e Ricardo nem um para amostra. No meu de tudo isto estavam uns indivíduos da terra a mandar umas postas de pescada para o ar, algo que eu já não estava a gostar muito e respondo: … pois é vocês falam falam  mas são os primeiros a destruir tudo e deviam ter vergonha no que dizem pois é triste terem de ser os de fora a preservar isto, lá se calaram por 30seg. e nós continuamos o que estávamos a fazer. Ora cá esta mais um, digo ao Miguel dá cá a tua cana para eu tirar um com esse pau ao que me diz : não sei se te vai adaptar a esse pau e não é que no sítio onde ele estava eu ferro mais um, resposta do Miguel: como é que pode ser, tantas vezes que ali passei a amostra e nada mijão “acho que isto que ele me chamou” .  Já agora passa ai Ricardo para eu ver se tiro um com essa montagem e alguém diz: só faltava essa também ferrares um. Digo ao Miguel epá não queria apanhar um com este vinil e pimba mais eu com uma bela luta ao vê-lo fora de agua para se tentar libertar do vinil, lindo. No meio de tudo isto chega um miúdo com cerca de 11 12 anitos e pergunta quantos já apanhei, disse-lhe uns 5 ou 6 ena tantos… (como esta já esta um pouco longo vou deixar esta parte para o Ricardo “relatar” o caminho que pequeno já esta a levar)
 Passo a cana ao Ricardo e começo a pescar novamente com a minha caninha, não é que ferro mais um “tinha perdido a conta do número de capturas” nisto o Miguel ferra o seu primeiro achigã. Uns poucos lançamentos e o Miguel pimba mais outro, diz o Ricardo porra só apanho é folhas hhehehehe. Passado pouco tempo lá estava o Miguel com mais um belo peixe ferrado.  Uns minutos mais tarde, finalmente o Ricardo ferra o primeiro peixinho que deu para a risota.
Miguel diz e um spinnerbait? Não dá. Deve dar tenho aqui uns pequeninos, queres? Daca isso.  
Eu nem sabia que tinha uma surpresa guardada para o final também coloco um mini spinnerbait  e não é que levo uma pancada do caraças, cana para a direita cana para a esquerda o drag cantava um bocadinho lindo mas lindo, nem saia se tinha a camara a filmar ou não e desliguei-a pena mesmo muita pena foi uma luta magnifica.
Vou-vos deixar um vídeo com os melhores momentos e espero que gostem:



Miguel e Ricardo obrigado pela companhia neste magnifico final de tarde. Temos de repetir.
No total fizemos 11 achigãs e 1 lúcio-perca.

Abraço, 
Raul.

4 comentários:

  1. Bonito video y vaya atasco de trafico que armasteis en el puente,saludos desde Asturias y enhorabuena por una jornada de pesca entretenida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,sim um pouco de tráfego.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Bolas.... apanharam peixes de fazer parar o trãnsito. ehehehehe
    Fizeram-me recordar os meus primordios da pesca em que fazia LRF aos cabozes com uma cana, um fio de nylon, um anzol e mexilhão ou tiagem apanhados na hora e na rocha. Estou mais virado para uma pesca mais "heavy".
    Mas se se divertiram, otimo!!!
    Abç.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva stôr,
      é verdade que fizemos para o transito. Diz lá que não tens saudades desse tempo.
      O divertimento está sempre garantido, isso é certo.

      Abraço.

      Eliminar