quarta-feira, 9 de março de 2011

Por terras mais a sul…

Uma jornada já marcada há algum tempo.
 Ainda no sábado á noite com mais uma jornada nocturna e depois de verificar as condições do mar, vento e marés acerto os pormenores com o Xico para segunda-feira.    
08:00 De segunda-feira véspera de carnaval, chega o Xico à horinha marcada a minha casa, carregar o material e “farnel” e lá vamos nós direitos ao destino. Pelo caminho pergunto ao Xico trouxeste a aguardente? Que era para assar a chouriça. Resposta fo…………… esqueci-me, então vais comer a chouriça crua heehhehehe…. Diz ele não faz mal desde que seja às rodelas não tem mal heheheh……
Chegamos ao local e ligo para o Ricardo para lhe dizer que já tinamos chegado, ele responde estou a sair de casa e daqui a 2 minutos estou a aí, dito e feito. Preparamos o material equipamo-nos e entre tanto chega outro colega que não conhecia-mos “eu e o xico” mas conhecido do Ricardo, o Marcelo que é da zona. Como para mim era uma zona desconhecida eu estava as “ordens “do Ricardo e do Marcelo, entre eles os dois observam os pesqueiros e vamos para ali e depois para acolá, prontos está bem, mas antes de nos pormos em marcha uma ginjinha para animar a malta hehhehe… Rumo aos pesqueiros salto de pedra em pedra quando olhei o Marcelo já pescava e não tardava nada, também eu estava a pescar. Água um pouco esverdeada, escolho umas amostras e zás banho com ela, mais uns lançamentos e nada, de repente o Ricardo ferra o primeiro, pequenote e devidamente libertado. 
    
Mais uns lançamentos, umas trocas de amostras, viragem da maré e nem mais um toque, troca de pesqueiro e antes da hora do “farnel” ainda tomamos uma banhoca “ que se diga um pouco assustadora e perigosa mas felizmente correu bem pois ninguém se magoou “depois de torcer a roupa, lá vamos nós, rumo ao terraço do Ricardo com uma excelente vista para o mar e para a serra, eu e o xico, pimba mais uma ginjinha para abrir o apetite o Ricardo não quis, mais fica hehehehhe. Começamos logo por uma pizza feita pela” namorada” do Xico que estava mesmo muito boa 5*. Um pouco de conversa e já são 16:30 hora da segunda faina, chegada ao local e tudo um pouco diferente, uns lançamentos atrás de lançamentos, trocas de amostras, lançamentos mais fora possível e mais uma vez nada, até que o Xico coloca uma amostra que por sinal me tem dado uns bons resultados, faz mais uns lançamentos e lá esta o 2º peixito do dia que depois da foto também teve o direito de ser livre mais uns tempos.

 Logo depois trocamos de pesqueiro uns bons minutos a caminhar e lá chegamos a uma zona fantástica, mar um pouco mais calmo água bem mais limpa, o por do sol, as condições todas reunidas e amostras para a água, ao fim de algum lançamentos lá sinto um toque mas sem sucesso e nisto o xico ferra mais um peixito só que desta vez não precisou de ser liberto pois libertou-se sozinho. Antes do dia acabar ainda ouve tempo para uma rizada ao ver o xico a recuperar a sua amostra e aproveitou e também recuperou a minha heheeeh…. Escurece e decidimos dar por terminada a jornada. Nisto aparece o Marcelo com um peixe, cerca de 1 quilito nada mau ah!!! 
  
Fica a foto do final da magnífica jornada.
O Xico ; o Ricardo ; eu e o Marcelo
Na pesca, mesmo quando não se apanha peixe e se tem momentos deste “calibre” é FANTASTICO.
Fica o desejo de voltar a repetir.
Um grande abraço aos três companheiros    

4 comentários:

  1. Olá puça....

    lindas fotos com pessoal a maneira.
    pena é eu ter dado outras prioridades...para a próxima a ver se vos acompanho.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé
    já sabes como é, és sempre bem vindo.
    nem te digo nada mas que belas zonas.
    essa do puça ainda te vai sair caro... hehehehehe....


    1abraço
    Raúl

    ResponderEliminar
  3. Boas Gulliver!

    Belas fotos sim senhor... afinal de contas a malta de aveiro tambem não grada na figueira!!ehehehe

    ResponderEliminar
  4. Boas ninja
    é verdade, nem na figueira a proxima vai ser na nazaré...hehehhe

    1abraço
    Raúl

    ResponderEliminar