quarta-feira, 9 de março de 2011

Por terras mais a sul…

Uma jornada já marcada há algum tempo.
 Ainda no sábado á noite com mais uma jornada nocturna e depois de verificar as condições do mar, vento e marés acerto os pormenores com o Xico para segunda-feira.    
08:00 De segunda-feira véspera de carnaval, chega o Xico à horinha marcada a minha casa, carregar o material e “farnel” e lá vamos nós direitos ao destino. Pelo caminho pergunto ao Xico trouxeste a aguardente? Que era para assar a chouriça. Resposta fo…………… esqueci-me, então vais comer a chouriça crua heehhehehe…. Diz ele não faz mal desde que seja às rodelas não tem mal heheheh……
Chegamos ao local e ligo para o Ricardo para lhe dizer que já tinamos chegado, ele responde estou a sair de casa e daqui a 2 minutos estou a aí, dito e feito. Preparamos o material equipamo-nos e entre tanto chega outro colega que não conhecia-mos “eu e o xico” mas conhecido do Ricardo, o Marcelo que é da zona. Como para mim era uma zona desconhecida eu estava as “ordens “do Ricardo e do Marcelo, entre eles os dois observam os pesqueiros e vamos para ali e depois para acolá, prontos está bem, mas antes de nos pormos em marcha uma ginjinha para animar a malta hehhehe… Rumo aos pesqueiros salto de pedra em pedra quando olhei o Marcelo já pescava e não tardava nada, também eu estava a pescar. Água um pouco esverdeada, escolho umas amostras e zás banho com ela, mais uns lançamentos e nada, de repente o Ricardo ferra o primeiro, pequenote e devidamente libertado. 
    
Mais uns lançamentos, umas trocas de amostras, viragem da maré e nem mais um toque, troca de pesqueiro e antes da hora do “farnel” ainda tomamos uma banhoca “ que se diga um pouco assustadora e perigosa mas felizmente correu bem pois ninguém se magoou “depois de torcer a roupa, lá vamos nós, rumo ao terraço do Ricardo com uma excelente vista para o mar e para a serra, eu e o xico, pimba mais uma ginjinha para abrir o apetite o Ricardo não quis, mais fica hehehehhe. Começamos logo por uma pizza feita pela” namorada” do Xico que estava mesmo muito boa 5*. Um pouco de conversa e já são 16:30 hora da segunda faina, chegada ao local e tudo um pouco diferente, uns lançamentos atrás de lançamentos, trocas de amostras, lançamentos mais fora possível e mais uma vez nada, até que o Xico coloca uma amostra que por sinal me tem dado uns bons resultados, faz mais uns lançamentos e lá esta o 2º peixito do dia que depois da foto também teve o direito de ser livre mais uns tempos.

 Logo depois trocamos de pesqueiro uns bons minutos a caminhar e lá chegamos a uma zona fantástica, mar um pouco mais calmo água bem mais limpa, o por do sol, as condições todas reunidas e amostras para a água, ao fim de algum lançamentos lá sinto um toque mas sem sucesso e nisto o xico ferra mais um peixito só que desta vez não precisou de ser liberto pois libertou-se sozinho. Antes do dia acabar ainda ouve tempo para uma rizada ao ver o xico a recuperar a sua amostra e aproveitou e também recuperou a minha heheeeh…. Escurece e decidimos dar por terminada a jornada. Nisto aparece o Marcelo com um peixe, cerca de 1 quilito nada mau ah!!! 
  
Fica a foto do final da magnífica jornada.
O Xico ; o Ricardo ; eu e o Marcelo
Na pesca, mesmo quando não se apanha peixe e se tem momentos deste “calibre” é FANTASTICO.
Fica o desejo de voltar a repetir.
Um grande abraço aos três companheiros